quarta-feira, 20 de abril de 2011

Dependência Psicológica

No geral, a dependência corresponde ao impulso que leva a pessoa a usar uma substância continuamente para obter prazer, ou também para aliviar tensões, ansiedades, medos, etc. O dependente caracteriza-se por não conseguir controlar o consumo de drogas, agindo de forma impulsiva e repetitiva. A dependência psicológica caracteriza-se por um estado de mal-estar e desconforto que surge quando o dependente interrompe o uso de uma substância, tendo como sintomas mais comuns a ansiedade, sensação de vazio e dificuldade de concentração, mas esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa.

Como já falei em um dos comentários aqui do blog, a dependência psicológica interfere na forma como as pessoas consomem as drogas, podendo levar a um consumo abusivo. Ao que parece, essa dependência é mais frequente com as substâncias que alteram o humor, porém todas, ou uma boa parte das drogas podem causar dependência psicológica em diversos graus. Algumas pessoas acreditam que a dependência psíquica interfere diretamente no tratamento da dependência química (que é mais “fácil” de tratar), pois faz com que o indivíduo volte a usar a substância abusivamente.

Em estado de dependência psicológica a pessoa sente um desejo muito forte, difícil de controlar, que se torna uma necessidade, tendo que fazer uso da droga para evitar um mal-estar, angústia ou mesmo um estado depressivo. Acontece que nesse momento, há necessidade de aumentar a dose para que se tenham os efeitos desejados da substância, o que também pode ser chamado de tolerância. Esse estado de angústia, por falta da droga é comum em quase todos os dependentes, de diversas drogas. Em alguns casos, como o do cigarro, a pessoa vê na substância um ponto de apoio psicológico ou emocional, além de uma fonte de prazer, que apesar de danosa à sua saúde é incorporada aos seus hábitos.

Um comentário: