sábado, 26 de março de 2011

O que são Drogas ?

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Como exemplo, podemos citar a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC ou tetraidrocanabinol (da cannabis). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga presta-se a várias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento.
As drogas estão classificadas em três categorias: os estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas são as drogas que tem tropismo* e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injeção, por inalação, via oral ou injeção intravenosa.
*Tropismo: significa atração, portanto drogas são substâncias que têm atração pela mente, a sede do agir, analisar, pensar, etc.
Referencias:
LEITE, Marco da Costa, Conversando sobre Drogas – 4ºed, reimp. ver. – Brasília: Presidência da Republica, Gabinete de segurança Institucional, Secretaria Nacional Antidrogas, 2003
Site recomendado:



Ana Caroline e Simone Pereira

2 comentários:

  1. É sempre bom lembrar que, por esta definição, muitas substâncias consideradas inofensivas tb são drogas!

    ResponderExcluir
  2. Pra mim, uma das coisas que devemos estar lembrando ao estudar este assunto é que apesar da ideia negativa que temos ao ouvir a palavra 'droga', estas são substâncias que estão presentes em nossas vidas todos os dias, e todos nós fazemos uso delas. Seja tomando café para se manter mais alerta e acordado, tomando suco de maracujá para se sentir mais calmo e poder dormir melhor, ou usando medicamentos comuns vendidos em farmácia, para passar uma dor de cabeça ou curar uma gripe. Todas essas são substâncias que modificam as funções do organismo, por isso, são drogas. (:

    ResponderExcluir