domingo, 27 de março de 2011

Substâncias perturbadoras do Sistema Nervoso Central



As substâncias perturbadoras são drogas cujo efeito principal é provocar alterações no funcionamento cerebral, desencadeando vários fenômenos psíquicos anormais como: delírios e as alucinações. Este grupo de substâncias pode ser conhecido também como: alucinógenos, psicodélicos, psicoticomiméticos, psicodislépticos e psicometamórficos. Algumas substancias que compõe o grupo de perturbadores do SNC são: anticolinérgicos, maconha, cacto, cogumelo e LSD-25.
Grande parte das drogas alucinógenas são provenientes de plantas que foram descobertas em sua maioria por culturas primitivas no passado. No entanto ao sentirem os efeitos mentais das mesmas, os indivíduos passaram a considerá-las como "plantas divinas", isto é, que faziam com que, quem as ingerisse, recebessem mensagens divinas dos deuses, elevando o homem a uma dimensão não material, provocando alucinações. Dessa forma, esses povos e culturas em seus rituais, acreditavam estar em contato com forças da natureza e suas divindades.
Contudo, as drogas perturbadoras só tiveram seu uso popularizado na década de 60, com o movimento hippie. Este fenômeno sócio-cultural tratava-se de uma revolta contra os valores exclusivamente competitivos e materialistas, incorporados ao modo de vida das sociedades industriais que colocavam em segundo plano, os sentimentos mais íntimos e as necessidades místico-religiosas, denunciando certas características de alheamento da sociedade industrial. Os hippies incluíam o uso de tais drogas em sua contestação à procura do "flower-power" (poder das flores). Nesta época, cresceu o número de pessoas que passaram a fazer uso de drogas alucinógenas como manifestação simbólica dos seus ideais.
Referências:
IMESC; Infodrogas. Estimulantes do SNC. Acessado em: 20 de Março. 2011. Disponível em: http://www.imesc.sp.gov.br/infodrogas/estimula.htm.
UNESP; SAÚDE-DROGA, DROGAS PERTUBADORAS. Acessado em: 20 de Março. 2011. Disponível em: http://www.btu.unesp.br/cipa/saude_drogas12.htm
Tamiris Alves e Thaise Cruz

Um comentário: