domingo, 27 de março de 2011

Substâncias Estimulantes do SNC

São substâncias que agem no organismo de forma semelhante à adrenalina, responsáveis por acelerar o funcionamento do cérebro, diminuindo o sono e o apetite da pessoa e aumentando os níveis de atividade motora e cognitiva, o estado de alerta e atenção. Podendo este comportamento variar de pessoa para pessoa.

Os estimulantes estão presentes em muitas culturas desde a antiguidade. Essas substâncias podem ser de origem vegetal como a cafeína, a cocaína e o guaraná, e outras de origem sintética (fabricados em laboratório) como a anfetamina, a metanfetamina, além de várias substâncias que são usadas para tirar a fome.



Entre as substâncias de origem vegetal está a cafeína, que em pequenas quantidades aumenta a circulação por provocar dilatação dos vasos sanguíneos. Em nosso dia-a-dia podemos encontrá-la em pequenas quantidades por meio do café, do chá mate, coca-cola, entre outros. Pode, em dose excessiva, produzir excitação, insônia, dores de cabeça, taquicardia, problemas digestivos e nervosismo. Algumas pessoas a utilizam para resolver problemas cardíacos, auxiliar pessoas com depressão nervosa decorrente do uso do álcool e outras drogas, porém é necessário tomar cuidado, pois alguns estudiosos não observam nenhum uso terapêutico na cafeína, alertando ainda para o perigo da dependência psíquica e da síndrome de abstinência.


Outro exemplo é o guaraná, um fruto do guaranazeiro, arbusto originário do Amazonas. Os índios o consumiam com o objetivo de realizar trabalhos físicos mais cansativos, seu consumo era feito através de dissolução do pó do guaraná em água. É comum encontrarmos hoje refrigerantes com nome guaraná, mas esses são normalmente feitos com sabor artificial.


Entre as substâncias estimulantes produzidas em laboratório temos a anfetamina, uma droga ilícita se for usada sem fins médicos, consumida pela via oral, na forma de comprimidos, na forma injetável ou inalada, sendo comum também os comprimidos serem dissolvidos em bebidas alcoólicas. Ela inibe o apetite e seu efeito pode durar de 4 a 14 horas, dependendo da dosagem. Foi lançada em 1932 no mercado farmacêutico indicado como alívio de congestão nasal e asma. Foi usado, durante a Segunda Guerra Mundial, pelas tropas alemãs para combater a fadiga provocada pelo combate. É usada abusivamente por esportistas, pois aumenta a capacidade física apesar de diminuir o desempenho do usuário nestas atividades; Por estudantes, para manterem-se por um período de tempo acordados; e ainda por caminhoneiros, objetivando dirigir à noite e não pegar no sono.



Os adolescentes estão entre os principais usuários de drogas. Especialistas afirmam que o melhor modo de combater as drogas é a prevenção. Informação, educação e diálogo são apontados como o melhor caminho para impedir que adolescentes se viciem, já que as consequências do uso dessas substâncias podem ser graves. Além da dependência química, o uso dessas substâncias pode gerar dependência psicológica.


REFERÊNCIAS

Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas. Drogas Estimulantes (Anfetaminas). Disponível em: http://www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/quest_drogas/drogas_estimulantes.htm. Acesso em: 19 mar 2011.

Estimulantes hipnóticos. Disponível em: http://br.monografias.com/trabalhos2/estimulantes-hipnoticos/estimulantes-hipnoticos2.shtml. Acesso em: 19 mar 2011.

Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo. Estimulantes do SNC. Disponível em: http://www.imesc.sp.gov.br/infodrogas/estimula.htm. Acesso em: 19 mar 2011.

O que são os estimulantes? Disponível em: http://psicoativas.ufcspa.edu.br/estimu.html. Acesso em: 19 mar 2011.

2 comentários:

  1. Interessante vcs terem nos lembrado da dependência psicológica que pode ser provocada por estas substâncias!

    ResponderExcluir
  2. A dependência psicológica pode interferir na forma como as pessoas consomem estas substâncias podendo levar a um consumo abusivo. Dando uma olhada pela internet, li que essa dependência é mais frequente com as substâncias que alteram o humor, porém todas as drogas podem causar dependência psicológica em diversos graus. Vi também que a dependência física/química é mais fácil de resolver, só que o maior problema está na dependência psíquica, que faz com que o indivíduo volte a usar a substância. Achei interessante, mas não sei o quanto dessas informações são comprovadas.

    ResponderExcluir