terça-feira, 7 de junho de 2011

POLÍTICA MUNDIAL DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

Ultimamente, por conta do crescimento no consumo e no tráfico, têm-se pensado em mudar a estratégia com relação às drogas, já que há a preocupação de grande parte das sociedades contemporâneas com a questão da violência associada ao uso ou ao tráfico da mesma. No entanto percebe-se que em relação ao álcool essa preocupação diminui, já que, por ser uma droga lícita o álcool não causa tanta preocupação quanto às drogas ilícitas. É fato que o álcool pode ser muito mais prejudicial que outras drogas, porém o seu consumo não é discriminado, recomendando-se apenas que o seu uso seja moderado especialmente quando for dirigir. Isso nos leva a crer que o uso do álcool causa menos incômodo à sociedade do que outras drogas que são constantemente ligadas ao aumento da violência como, por exemplo, o crack.

Recentemente os assuntos discutidos pela Comissão Global de Política sobre Drogas composta por ex-presidentes dos EUA, da Colômbia, do México, e do Brasil Fernando Henrique Cardoso (FHC) causaram muita polêmica após tornarem público o conteúdo das discussões a cerca da legalização da maconha, com a liberação do uso legal da maconha quais seriam ganhos e perdas da sociedade Brasileira?

Tanto o ex-presidente FHC quanto os outros participantes da comissão disseram ter fracassado nas ações que tomaram em relação ao uso e ao tráfico de drogas. O ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso falou a respeito da necessidade de mudança de estratégia, pois até hoje no Brasil e em outros países o consumo e tráfico aumentam constantemente, sendo necessário refletir a respeito de novas alternativas.

Entretanto, em alguns países como a Holanda, o uso da maconha é permitido em locais determinados pelo governo, sendo que o seu consumo e o interesse dos adolescentes em experimentá-la vêm diminuindo. Todavia, parece ser uma contradição de que quando proíbe o uso e o consumo aumentam, já quando ocorre uma flexibilidade e o uso é permitido ressaltando que regras deveram ser cumpridas, o consumo diminui. NO entanto, “Será que medidas como essa podem ser utilizadas em países como o Brasil?. Pelo que podemos observar no Brasil seria difícil implantar de forma efetiva uma nova política com relação ao uso de drogas a exemplo do que é feito em países mais desenvolvidos, a sociedade Brasileira precisa conhecer melhor sobre as drogas e quais os danos causando pela substancia, para que seja realizado o uso consciente da mesma, além da importância do conhecimento do que está sendo consumido, em meio as discussões há uma reflexão. A sociedade Brasileira está preparada para receber esses usuários sem descrimina? Quanto tempo o povo Brasileiro precisa para a mudança de comportamento em relação ao uso da maconha como droga lícita?

Postado por: Lucinéia e Vânia


Referências:

<http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1663389-15605,00.html>
<http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://uk.news.yahoo.com/decriminalizing-marijuana-worth-trying-panel-230648047.html>


Um comentário:

  1. Gostei bastante do texto, Vânia, mas achei que vcs poderiam ter utilizado referências mais acadêmicas. Tb senti falta do posicionamento. Pq não tentaram responder Às perguntas que fizeram, com a opinião de vcs?

    ResponderExcluir