segunda-feira, 28 de março de 2011

O USO DE DROGAS NA ATUALIDADE

Atualmente, o uso de drogas se caracteriza como um problema social e de saúde pública. O uso abusivo de drogas acarreta em crises familiares e custos mais altos com saúde e até mesmo coma justiça. O contato com as drogas está acontecendo cada vez mais cedo, geralmente ocorre na adolescência, período que é marcado por diversas transformações biológicas, psicológicas e sociais, deixando-o mais vulnerável à situação. Entre os jovens da sociedade é comum o uso e o abuso de substâncias psicoativas na adolescência, para alterar as percepções, os sentimentos ou o comportamento.






O uso de drogas tem se tornado cada vez mais freqüente nas famílias brasileiras, seja o uso ilícito ou lícito. Vai de um remédio que a mãe toma pra dormir, a cerveja que o pai tem que beber antes do almoço, até mesmo o filho adolescente que experimenta uma droga ilícita (maconha). Há uma alta prevalência do uso abusivo de drogas lícitas como o álcool e tabaco. E há vários fatores que levam o indivíduo a se envolver com essas substâncias, os principais podem ser o indivíduo, o cenário sócio econômico, o grupo de pares e a família. Hoje esse tema das drogas é muito discutido, tanto pelo fato do seu efeito devastador nas famílias, quanto pela criminalidade que é promovida pelo tráfico, mas há ainda muito o que se discutir sobre esse tema, cabendo aos pais, educadores e sociedade desmistificar.


Referência


Pratta, Elisângela Maria Machado. O adolescente e o uso abusivo de substâncias psicoativas na atualidade. Disponível em: http://www.unicastelo.br/2007/site/noticias/?id_categoria=2&id_noticia=301 Acesso em: 20 de março de 2011.

Um comentário: