quinta-feira, 2 de junho de 2011

REDUÇÃO DE DANOS (Como estratégia para tratamento)






A Redução de Danos (RD) tem como objetivo reduzir os danos associados ao uso abusivo de drogas, ou seja, foca na prevenção aos danos e não na prevenção do uso de drogas. Seu alvo são pessoas que não querem, não podem ou não conseguem parar de usar drogas. A Redução de Danos (RD) é um conjunto de práticas que visa diminuir o consumo de drogas ou os riscos associados ao consumo.

As intervenções desta prática não são coercitivas, são facilitadoras e são fundamentadas nas necessidades do indivíduo, respeitando a liberdade individual e dos direitos humanos. È uma maneira de se aproximar do usuário, criando vínculos e oferecendo tratamento.

Muita gente pensa que a Redução de Danos (RD) é um incentivo ao uso de drogas, mas sua intenção é diminuir impactos na saúde, buscar inclusão social e cidadania para usuários de drogas sem necessariamente interromper o uso.

No início, essa prática era utilizada apenas com usuários de drogas injetáveis, a preocupação maior era a disseminação do vírus HIV, Hepatite e outras doenças. O objetivo era educá-los para o uso desse tipo de droga, então, a ação era distribuir equipamentos para uso seguro. Com a inserção de novas drogas, foram implementadas novas estratégias preventivas, dentre elas podemos citar: incentivo a beber muito líquido, reservar tempo para dormir e comer, usar em companhia de alguém sóbrio, usar camisinha, usar equipamento próprio para cheirar ou injetar, trocar o crack pela maconha, entre outras.

O objetivo final da Redução de Danos (RD) é minimizar o preconceito, fazer com que seus usuários se sintam cidadãos, saindo da marginalidade e resgatando a auto-estima dessas pessoas. No entanto, ainda é comum vermos usuários estereotipados e vítimas de preconceito.

Referencias:
Da Silveira, D. X.; Moreira, F. G. Panorama Atual de Drogas e Dependências. _ 1 ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2006

Um comentário:

  1. Muito bom, gostei mesmo deste post! Só senti falta do posicionamento de vcs!

    ResponderExcluir