Este blog é uma construção coletiva dos alunos da disciplina Estudos das Dependências Químicas, da FAMEC - Camaçari/ BA. Esperamos contribuir para a desmistificação do uso de substâncias psicoativas, e facilitar a interação entre estudantes e profissionais que se interessam pelos temas abordados.
quarta-feira, 30 de março de 2011
MECANISMO DE AÇÃO DAS SUBSTANCIAS PSICOATIVAS
terça-feira, 29 de março de 2011

Drogas: o uso e o abuso delas
Na maioria dos casos a hospitalização é indicada para controle da síndrome de abstinência ou intoxicação por drogas. Infelizmente devido ao recente e enorme aumento desses problemas, a hospitalização é possível apenas para uma pequena fração dos pacientes.Notícias do Conselho Federal de Psicologia
Diagnostico da Dependência Química
A maior parte das síndromes de abuso de substancia denotam controle que se estendera por toda a vida. A síndrome de abuso de substancias é um processo que após instalado torna se crônico, podendo o viciado, voltar a abusar da substancia ao menor contato com a mesma.
A HISTÓRIA DAS DROGAS
stradas que os Sumérios e na Mesopotâmia região da Ásia Menor, fazia-se uso do Ópio* como relaxante e analgésico. Já no México 1000 A.C., o cacto alucinógeno era usado em rituais religiosos indígenas tendo como nome popular Peyote, de origem asteca, que significa “palavra divina”. A anfetamina, por exemplo, foi utilizada na II Guerra Mundial por tropas Alemãs com o intuito de exceder o cansaço provocado pelos combates, ou seja, dando ânimo aos soldados.segunda-feira, 28 de março de 2011
O USO DE DROGAS NA ATUALIDADE
domingo, 27 de março de 2011
Substâncias Estimulantes do SNC
Os estimulantes estão presentes em muitas culturas desde a antiguidade. Essas substâncias podem ser de origem vegetal como a cafeína, a cocaína e o guaraná, e outras de origem sintética (fabricados em laboratório) como a anfetamina, a metanfetamina, além de várias substâncias que são usadas para tirar a fome.

Entre as substâncias de origem vegetal está a cafeína, que em pequenas quantidades aumenta a circulação por provocar dilatação dos vasos sanguíneos. Em nosso dia-a-dia podemos encontrá-la em pequenas quantidades por meio do café, do chá mate, coca-cola, entre outros. Pode, em dose excessiva, produzir excitação, insônia, dores de cabeça, taquicardia, problemas digestivos e nervosismo. Algumas pessoas a utilizam para resolver problemas cardíacos, auxiliar pessoas com depressão nervosa decorrente do uso do álcool e outras drogas, porém é necessário tomar cuidado, pois alguns estudiosos não observam nenhum uso terapêutico na cafeína, alertando ainda para o perigo da dependência psíquica e da síndrome de abstinência.
Outro exemplo é o guaraná, um fruto do guaranazeiro, arbusto originário do Amazonas. Os índios o consumiam com o objetivo de realizar trabalhos físicos mais cansativos, seu consumo era feito através de dissolução do pó do guaraná em água. É comum encontrarmos hoje refrigerantes com nome guaraná, mas esses são normalmente feitos com sabor artificial.
Entre as substâncias estimulantes produzidas em laboratório temos a anfetamina, uma droga ilícita se for usada sem fins médicos, consumida pela via oral, na forma de comprimidos, na forma injetável ou inalada, sendo comum também os comprimidos serem dissolvidos em bebidas alcoólicas. Ela inibe o apetite e seu efeito pode durar de 4 a 14 horas, dependendo da dosagem. Foi lançada em 1932 no mercado farmacêutico indicado como alívio de congestão nasal e asma. Foi usado, durante a Segunda Guerra Mundial, pelas tropas alemãs para combater a fadiga provocada pelo combate. É usada abusivamente por esportistas, pois aumenta a capacidade física apesar de diminuir o desempenho do usuário nestas atividades; Por estudantes, para manterem-se por um período de tempo acordados; e ainda por caminhoneiros, objetivando dirigir à noite e não pegar no sono.

Os adolescentes estão entre os principais usuários de drogas. Especialistas afirmam que o melhor modo de combater as drogas é a prevenção. Informação, educação e diálogo são apontados como o melhor caminho para impedir que adolescentes se viciem, já que as consequências do uso dessas substâncias podem ser graves. Além da dependência química, o uso dessas substâncias pode gerar dependência psicológica.
REFERÊNCIAS
Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas. Drogas Estimulantes (Anfetaminas). Disponível em: http://www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/quest_drogas/drogas_estimulantes.htm. Acesso em: 19 mar 2011.
Estimulantes hipnóticos. Disponível em: http://br.monografias.com/trabalhos2/estimulantes-hipnoticos/estimulantes-hipnoticos2.shtml. Acesso em: 19 mar 2011.
Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo. Estimulantes do SNC. Disponível em: http://www.imesc.sp.gov.br/infodrogas/estimula.htm. Acesso em: 19 mar 2011.
O que são os estimulantes? Disponível em: http://psicoativas.ufcspa.edu.br/estimu.html. Acesso em: 19 mar 2011.
Substâncias perturbadoras do Sistema Nervoso Central

sábado, 26 de março de 2011
O que são Drogas ?
Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Como exemplo, podemos citar a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC ou tetraidrocanabinol (da cannabis). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga presta-se a várias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. 

